Motivação
Pretende-se, no presente trabalho, caracterizar a importância da motivação nas organizações e pessoal.
Nesse sentido, motivação não é algo que possa ser diretamente observado. Inferimos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
Um comportamento motivado se caracteriza pela energia nele contida e está sempre dirigido para o atingimento de uma meta ou a realização de um objetivo.
Motivo pode ser definido como “algo interno que leva o indivíduo a manter um comportamento orientado para um objetivo”.
Alguns motivos, como a fome, a sede, o sexo, etc., são considerados não aprendidos, isto é, naturais da espécie.
Apesar de serem independentes da aprendizagem para seu aparecimento, sabe-se que os motivos naturais podem ser influenciados por incentivos externos.
Incentivo é um objeto ou condição externa que estimula o aparecimento do comportamento motivado.
Outros motivos são basicamente aprendidos. Aprendemos, por exemplo desejar a aprovação social, a almejar dinheiro, a desejar afiliação.
A identificação de um motivo auxilia na compreensão do comportamento humano.
Também é necessário considerar que um comportamento motivado pode ser resultado de vários motivos atuando ao mesmo tempo.
Assim, ao procurar desempenhar-se bem no exercício da profissão, um indivíduo pode estar motivado pela necessidade de dinheiro, de aprovação social e de afiliação.
CRIATIVIDADE É MOTIVAÇÃO:
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogos. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. Analisando as enquetes a respeito do assunto percebemos que existe ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação. Vemos ainda que a motivação é quase sempre relacionada com desempenho positivo.
Criatividade é a capacidade de criar, ou seja, o