Motivação e Qualidade de Vida
Em todos os tempos, a motivação ocupou e ocupa um papel muito importante na vida de todos os seres humanos. Ela faz parte de nossa vida diária. Tanto em nossa vida particular quanto em nossa vida profissional, a motivação tem um papel fundamental. Se uma pessoa está motivada, ela se anima a fazer muitas coisas que vão beneficiá-la. O relacionamento com a família, com os amigos prospera. Os dias ficam melhores, as dificuldades são mais facilmente resolvidas. Enfim, a pessoa motivada fica inspirada.
Vale a pena lembrar que, quando nos referimos à motivação, estamos falando da motivação para coisas que nos farão bem e não da motivação que nos prejudica.Quase todas as pessoas, com raras exceções, gostam de estar e de ser motivadas a progredir em todos os campos da vida, pois isso significa estarem dispostas a realizar atividades que lhes trarão prazer, benefício e bem-estar.
A pessoa motivada ajuda aos outros e, por consequência, acaba ajudando a si mesma.
A motivação é contagiante. Ela afeta a todos os que a transmitem por meio de suas ações práticas. Alguém que está motivado transmite confiança e segurança. Podemos ter grande motivação quando, por exemplo, vemos uma pessoa, que passou por dificuldades extremas, conseguir superar todos os obstáculos por mais intransponíveis que pudessem parecer. Isso é um incentivo e tanto para qualquer um.
A motivação pode aparecer e se manifestar em nós de diversas maneiras. Pode ser benéfica, mas também, pode nos causar sérios problemas quando passa a ser desmotivação, que pode levar muitas pessoas a precisar até de ajuda profissional para que sejam estabilizadas no que se refere ao aspecto emocional. Mas como devemos lidar com a nossa motivação para ela nos fazer progredir, ter uma qualidade de vida satisfatória
Há pessoas que têm muitas dificuldades em estabilizar as motivações. Essa questão pode estar ligada à genética, ao meio em que ela convive e até a acontecimentos que independem de sua própria