MOTIVAÇÃO-PCD NA EMPRESA
Este trabalho tem como escopo verificar junto às organizações e aos seus grupos de trabalhos o quanto motivacional é manter um colaborador portador de alguma deficiência, seja física e/ou mental, e também o real motivo para as empresas contratarem portadores de deficiência – inclusão social ou simplesmente o cumprimento da Lei de Cotas.
O termo Diversidade (segundo o Dicionário Aurélio - s.f. Diferença, dessemelhança, variedade: diversidade de objetos. / Divergência, oposição, contradição: diversidade de opiniões.) não pode ser usado como sinônimo de adversidade (sorte adversa; infortúnio) para os diferentes.
A deficiência é uma característica adquirida assim como, por exemplo, a pobreza ou a idade, já gênero e raça são atributos fixos. Toda pessoa é passível de adquirir alguma deficiência física ou mental ao longo do seu ciclo de vida.
Conforme dados da ONU (Organização das Nações Unidas), existem cerca de 500 milhões de pessoas com deficiências das quais 80% vivem em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Censo de 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, que corresponde à 14,5% da população.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)1 informa que o número de pessoas com deficiência de fato tem aumentado. "O sistema social, econômico e político injusto é o grande responsável pelo aumento das deficiências: a fome que produz o nanismo; os danos cerebrais irreversíveis; a medicação e as cirurgias sem escrúpulos; os erros médicos; a desinformação sobre a prevenção de doenças; a precária situação do sistema de saúde pública e de assistência social; a falta de centros de orientação e de reabilitação; a mercantilização da doença em detrimento dos serviços de higiene e saneamento básico; os acidentes de trabalho e trânsito; a irresponsabilidade dos serviços de segurança pública; o álcool; as drogas; os assaltos; a violência em geral; resultado das frustrações da vida são co-produtores permanentes de