Plano de Negocios de Empresa de RH
Curso de Administração
Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho
Plano de Negócios: INTEGRA RH
Carolina Aline Palma
Luiz Henrique Vargas
Prof. André Coimbra Félix Cardoso
SOROCABA
Junho/2013
SUMÁRIO EXECUTIVO
Esse modelo de negócio (Integra RH) tem como proposta, planejar a inclusão das pessoas com todos os tipos de necessidades especiais no mercado de trabalho, a fim de reduzir e eliminar as desigualdades sociais.
Os estudos sobre a gestão da diversidade1, com foco específico nas pessoas com deficiência, têm indicado três dificuldades para inserir e gerir o trabalho dessas pessoas: as formas como os gestores vêem a deficiência, a adequação das condições e práticas de trabalho por parte das empresas e a necessidade de avaliar a satisfação das pessoas com deficiência inseridas no mercado.
Várias pesquisas que analisam as dificuldades das pessoas com deficiência para se inserirem no mercado de trabalho têm concluído que existe falta acentuada de conhecimento em relação à capacidade de trabalho dessas pessoas e desconhecimento do que seja a deficiência (Anache, 1996; Carreira, 1997; Lancillotti, 2001; Mantoan, 1997; Oliveira, 1993).
Além disso, pesquisas indicam a falta de preparo do mundo industrial para absorver as pessoas com deficiência, devido às adaptações em postos de trabalho que precisariam ser feitas nas organizações (Silva, 1993), à maior chance de se contratar pessoas com deficiência por parte de grandes empresas que tenham profissionais de Recursos Humanos (Goss, Goss, & Adam-Smith, 2000) é a segregação das pessoas com deficiência em setores específicos das organizações (Batista, 2004).
Felizmente, isso está mudando. Em todo o mundo, cresce a consciência de que a inclusão dessas pessoas é uma questão de ética, cidadania e redução da desigualdade social. Esse processo, porém, exige a superação de barreiras e preconceitos da