Sao Benedito
História da Igreja
Pároco e Diáconos
Biografia do Padroeiro
Reflexões Cristãs
História da Igreja e Seus Párocos
Dados extraídos do Livro do Tombo, com termo de abertura pelo nosso Primeiro Bispo Diocesano, D. José Carlos de Aguirre, datado de 19 de março de 1961.
Primórdios da Igreja
Em maio de 1932, o Monsenhor Domingos Magaldi, Vigário da Paróquia da Catedral de Sorocaba, fundou um Centro de Catecismo, no Bairro de Vila Carvalho, Sorocaba, estabelecido numa casa antiga, onde hoje está instalada a Igreja de São Benedito. Por 22 anos, dedicados catequistas trabalharam neste bairro pela difusão do Evangelho à crianças e adultos.
Em 1954, sendo Vigário da Catedral de Sorocaba, o Monsenhor Francisco Antonio Cangro, realizou-se em Sorocaba as "Santas Missões", onde dois redentoristas, Padre Júlio Negrizzollo e Padre Tito Cardoso de Souza, foram designados para evangelização da Vila Carvalho, onde entusiasmados com os frutos colhidos, incentivaram a formação de um grupo interessado em construir uma Capela que fosse ampla, para no futuro constituir uma Paróquia, sendo este grupo constituído pelas pessoas abaixo:
Elia Maria Ruocco Bonito, Dorival Marques, Giovanni Pelllizzoni e Sra., Amadeu Pellizzoni e Sra., Srta. Marina Alves, João Batista Alves, Antonio Cassiano e Sra., Benedito Paes de Almeida e Sra., Mário Moltocaro e Sra., Antonio Bonamim e Sra., Abílio Figueiredo e Sra., Francisco Hoffart e Sra. E outros não identificados.
Com o intuito de incentivar a construção, o Monsenhor Francisco Cangro, no local da futura capela, celebrava missas aos domingos às 8:00 horas.
Em 1955, lançou-se a pedra fundamental, em solenidade presidida pelo Cônego Luís de Almeida Moraes, representando o então Bispo da Diocese de Sorocaba, D. Aguirre.
Em 1959, com o Monsenhor Benjamim de Souza Gomes e sob o Coral São Carlos Borromeu, deu-se a festa da cobertura da Capela, que funcionou durante algum tempo como adida à Paróquia da Catedral, recebendo