Motivação para Qualidade
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA QUALIDADE INTEGRADA
ALUNA: FRANCIELE SANDI
MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE:
UTILIZANDO AS CERTIFICAÇÕES ISO COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre qualidade e motivação, demonstrando como as certificações ISO podem ser um fator motivacional dentro das organizações, já que, diante de tantas desordens, mudanças e incertezas que caracterizam as o contexto organizacional atual, o que resta é o desafio do crescimento e as empresas precisam estar conscientes de que a competitividade requer produtividade com qualidade, o que não significa apenas investir em tecnologias, mas também nas pessoas que trabalham na organização.
Palavras-chave: motivação, qualidade, produtividade, organização, certificações.
1 INTRODUÇÃO
Mediante uma sociedade globalizada em que as organizações estão cada vez mais voltadas para as transformações e melhorias, a motivação dos colaboradores tem sido um tema bastante abordado. As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo a necessidade de se buscar soluções para aumentar a eficácia e sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo. A motivação no ambiente de trabalho pode se apresentar como um fator para o melhoramento do desempenho dos funcionários e consequentemente da organização.
Hoje, cada vez mais forte, para se introduzir a motivação que as organizações almejam, é necessário e de grande importância o investimento nos seus funcionários, pois o termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento.
A motivação tem sido diretamente relacionada a produtividade e a qualidade pois fica claro que pessoas desmotivadas realizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas alheios a organização. Já o funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentando sua produtividade e integrando-se