Plasticos
Atualmente vivemos em um mundo de produtos embalados e o plástico faz parte de nossas vidas, praticamente todos os produtos vendidos são embalados. Nossa economia tem uma estrutura muito complexa, e a importância da embalagem dentro desse sistema está se tornando cada vez mais significativa.
Ela contribui tanto para diminuição de perdas de produto, quanto para a preservação do padrão de vida do homem moderno. As embalagens plásticas apresentam uma ampla variedade de formas e modelos, algumas são reconhecidas facilmente outras nem tanto, todas, porém proporcionam benefícios que justificam a sua existência.
O produto e a embalagem estão tão relacionados que não podem ser considerado um sem o outro. O produto não pode ser planejado separado da embalagem, que por sua vez deve ser definida com base em engenharia, marketing, comunicação, legislação, economia e inovação. Para alguns produtos design, forma e função da embalagem podem ser tão importantes quanto o seu conteúdo, por esses e por outros motivos podemos chamar a embalagem de “vendedor silencioso”.
Nesse trabalho você ira ver diferentes tipos de plástico, suas propriedades, aplicações, reciclagem e muito mais.
2. Tipos
Existem muitos tipos de plásticos. Os mais rígidos, os fininhos e fáceis de amassar, os transparentes, etc.. São divididos em dois grupos de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma.
Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem e que apesar de não poderem ser mais moldados, podem ser pulverizados e aproveitados como carga ou serem incinerados para recuperação de energia.
Termofixos
PET – Polietileno Tereftalato
PEAD – Polietileno de Alta Densidade
PVC – Policloreto de Vinila