Plasticos
Neste trabalho aprenderemos mais sobre: o conceito, classificação , propriedades dos plásticos, exemplos com aplicações no cotidiano, problemas ambientais ocasionados pelos plásticos e sobre a reciclagem de cada tipo de plástico
. Quando lemos ou ouvimos a palavra embalagem, umas das primeiras imagens que vem à nossa mente é o plástico. A influência do plástico é tão grande em nossas vidas, que às vezes acaba passando despercebido. Além de ser transparente, prático e leve, ele está presente em quase todos os setores da economia. Vale ressaltar que ele não representa somente as sacolas plásticas, mas também as embalagens dos alimentos, a garrafa do refrigerante, o pote do sorvete, os óculos, os computadores, os automóveis, a calculadora, dentre outros inúmeros produtos.
Quando conhecemos sua importância, vemos o quanto este material é importante para nossa sobrevivência.
Quando você conhece a importância de algo, você dá valor a isto. E quando você dá valor, você preserva. Preservar é ter a consciência de: o que você tem ou adquiriu pode em algum momento salvar a humanidade.
Um Pouco Mais Sobre O Plastico
Só no século 20 as pesquisas pioneiras iniciadas no século anterior passaram a suprir a indústria com uma variedade de materiais sintéticos que receberam o nome de polímeros e ficaram universalmente conhecidos como plásticos. O nome polímero vem do grego, poli = muitas, mero = partes. Polímero, portanto, é a união de muitas partes. A parte fundamental constitutiva de um polímero é chamada de monômero, também do grego, mono = um.
Um grande marco na história da indústria de plásticos foi a descoberta do processo de vulcanização da borracha em 1839 (a partir do látex, um polímero natural, que já era largamente empregado) pela Goodyear. O próximo grande passo foi a nitração da celulose, resultando na nitrocelulose, produto comercializado primeiramente por Hyatt, em 1870. De seu produto foi obtido o celulóide, alavancando a indústria