Motivação Organizacional Integrador RH
Conceito de Motivação
Segundo Whitaker, Bergamini Cecília, o interesse pela motivação organizacional teve um grande aumento nessas 3 últimas décadas, como se propõe no livro.
“O fracasso da maioria das nossas empresas não esta na falta de conhecimento técnico. E sim na maneira de lidas com as pessoas. Foge a nossa compreensão o hábito daí administradores de achar que os trabalhadores não produzem com qualidade apenas por falta de conhecimento técnico. Na realidade, isso está ocorrendo devido à maneira como são tratados pela direção das empresas.”
O problema do comportamento humano sempre existiu; Porém as empresas só si deram conta quando, enxergaram que mesmo com uma boa tecnologia e com estabilidade financeira as coisas ainda não fluíam da forma desejada. Por mais que se tenha conseguido aperfeiçoar as técnicas e os procedimentos de escolha, desenvolvimento e compensação das pessoas no trabalho pela gerencia de Recursos Humanos, as empresas parecem continuar enfrentando problemas. As raízes desses problemas são mais profundas do que se possa imaginar e estão menos evidentes do que se gostaria. Mesmo com esses problemas as empresas tem o desafio de atrair os seus funcionários para que continuem elaborando com eficácia as atividades que fazem parte do seu cargo.
As empresas se vêem também diante de um desafio de utilizar o potencial produtivo e criativo existente dentro de cada pessoa, transformando-o em comportamento naturalmente espontâneo, oportunamente construtivo e eficazmente inovador.
Cada pessoa tem um modo de agir e de pensas, isso quer dizer que cada um não faz a mesma coisa pela mesma razão, como alerta Hogue (1980, p.131):
“Esquece-se com freqüência como o individuo originalmente funciona. Esquece-se que, no seu interior, em cada uma das suas atividades. A pessoa como um todo, põe em jogo suas capacidades individuais e procura responder a necessidades específicas. Ela adota, então, um modo pessoal de