Motivação no Trabalho
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – A VEZ DO MESTRE
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
CÍNTIA DA SILVA SOARES
RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2011.
2
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – A VEZ DO MESTRE
CÍNTIA DA SILVA SOARES
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Monografia apresentada ao curso de Pós
Graduação em Finanças e Gestão
Corporativa
Orientador: Prof. Ana Claudia
RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2011.
3
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho especialmente à meu marido que tanto se privou de minha presença durante o período de aulas e me motivou e ajudou com o tema.
À minha mãe que me deu forças para a conclusão.
4
MENSAGEM
“O único homem que comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.
Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro”. (AUTOR: ROOSEVELT)
5
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pela vida do meu pai em especial (in memory) pois sempre foi o incentivador da minha educação e aperfeiçoamento, só é uma pena ele não estar mais no meio de nós para assistir a mais essa vitória.
6
RESUMO
A motivação é um conceito que se invoca com freqüência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida, apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano, um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento. Os usos que uma pessoa der às suas capacidades humanas dependem da sua motivação, seus desejos, suas carências, ambições, apetites, amores, ódios e medos. As diferentes motivações e cognições de uma pessoa explicam a diferença de cada uma. Alguns psicólogos afirmam que motivação é o desejo consciente de se obter algo, sendo, assim, uma determinante da forma como o indivíduo se comporta. As organizações tentaram, através do modelo mecanicista, impor que o trabalhador separe a realidade da vida profissional. Mera ilusão. A pessoa é um todo, em que convivem razão e emoção, vida pessoal e profissional. A grande