Motivação no trabalho
O presente artigo reflete a análise do tema motivação no trabalho, no fórum da Comarca de
Quilombo, unidade judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Expõe o diagnóstico da situação atual com o levantamento de dados e opiniões dos componentes do grupo de trabalho, abrangendo os aspectos da formação acadêmica e profissional, do ingresso e da permanência na organização, do envolvimento e comprometimento com a missão da instituição, da motivação e da atuação da equipe e liderança. Analisa os dados e informações à luz das tendências da gestão estratégica de pessoas no universo das organizações no mundo moderno e globalizado e suas interferências e influências nas atividades do serviço público, em que a equipe está inserida, com o objetivo de propor intervenções no ambiente de trabalho com a finalidade de aumentar a motivação, o envolvimento, o grau de satisfação dos funcionários e, em conseqüência, melhorar o desempenho e a produtividade, produzindo e prestando serviços de alta qualidade.
Palavras-chave: Trabalho; Motivação; Equipe; Liderança.
1 INTRODUÇÃO
A temática “Motivação no Trabalho – Liderança e Equipe” para este Trabalho de Conclusão do
Curso de Modernização da Gestão do Poder Judiciário de Santa Catarina foi uma escolha feita num momento de reflexão sobre o que representa o trabalho na vida dos seres humanos. Por que se trabalha? Como se trabalha? Para que se trabalha? Com quem se trabalha? Para quem se trabalha? O trabalho satisfaz? O trabalho é um fardo ou uma atividade gratificante, motivadora, que dá sentido à vida? Trabalha-se para satisfazer as minhas necessidades ou para melhorar as relações, o ambiente, o mundo?
Sobrevivência. É esta a necessidade básica do ser humano que forçou, inventou, criou o trabalho.
No início, alimento, abrigo, proteção. Depois, poder, status, conforto, riqueza, lazer, qualidade de vida. E, assim, as organizações surgiram desde as familiares às mais complexas redes