motivação no ambiente de trabalho
Este trabalho consiste em analisar o grau de motivação dos encarregados administrativos4 das unidades acadêmicas de uma instituição de ensino superior, a fim de identificar como se sentem em relação à função que exercem dentro da instituição. O estudo iniciou com a revisão bibliográfica, a partir de autores renomados na área, momento em que foi possível observar alguns dos fatores que motivariam os funcionários, esclarecendo que um único fator não eleva a satisfação, mas sim, é necessário um conjunto de fatores. Os dados empíricos, levantados através de um questionário, demonstraram as perspectivas de crescimento e de satisfação que os funcionários possuem em relação à empresa, além de identificarem os principais fatores motivacionais que a empresa oferece. Com o estudo, concluiu-se que a maioria dos funcionários que exerce a função de encarregado administrativo na instituição investigada sente-se motivado com o trabalho realizado e com as práticas institucionais de gestão de pessoas.
Palavras-chave: secretário executivo; motivação; trabalho.
Introdução
O estudo sobre a motivação dos funcionários nas empresas teve início há várias décadas, por vários estudiosos e, até hoje, ele é estudado e procura-se, cada vez mais, 1
Esse artigo resultou do estudo monográfico realizado para conclusão do curso de Secretariado
Executivo Bilíngüe, da Universidade de Passo Fundo.
2 Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngüe.
3 Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngüe/; Mestre em Educação/; Professora e Coordenadora do
Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe/UPF.
4 Optou-se por estudar os encarregados administrativos em função de que as atividades que esses profissionais realizam estão diretamente relacionadas com a profissão de secretariado executivo.aprofundar o assunto para melhor entender o comportamento humano nas organizações, uma vez que o comportamento de seus funcionários é o que impulsiona cada empresa para o sucesso ou não.
O