um mundo melhor
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
HIGIENIZAÇÃO DA CALOPSITA
JOLBERT FRANCISCO DA COSTA MEDICINA VETERINÁRIA: A - 1º SEMESTRE
FAC
CAMPINAS - SP
HIGIENIZAÇÃO DA CALOPSITA
A higiene é um dos pontos fundamentais para se ter calopsita com saúde e sempre disposta. Além de melhorar o desenvolvimento reprodutivo, normalmente ela fica em contato direto com os moradores da casa, por isso é importante a limpeza para que seja evitado doenças não só na ave, como também para as pessoas.
A higienização da calopsita, dos utensílios e equipamentos usados por ela precisa ser feita de maneira cuidadosa, para não acumular restos de comida ou fezes. Além de ter sua importância para o bem-estar e para a estética, ajuda a evitar inúmeras doenças.
O ambiente da gaiola, todos os vasilhames, de água ou comida, devem ser higienizados sempre, se possível todos os dias.
Para limpar completamente a gaiola retire a calopsita. A limpeza deve começar pela bandeja do fundo. Retiram-se os papéis que revestem o piso (se eles forem utilizados) ou limpam-se as fezes e outros resíduos com uma espátula e uma esponja, a fim de se evitar que os dejetos ou mesmo a poeira acumulados venham a contaminar os alimentos e a água de beber.
Após a limpeza da gaiola, passe pano com álcool para eliminar as bactérias e possíveis fungos que possam existir. Os utensílios devem ser limpos com uma bucha e sabão neutro para evitar intoxicações. A calopsita não pode ficar exposta a grande quantidade de água, mas necessita de banho. Como ela gosta de se banhar, deixe um recipiente dentro da gaiola (de preferência uma banheira confeccionada em plástico, louça ou barro, encontrada em um pet shop, pois são práticos para limpar), que ela mesma se encarregará de tomar banho quando sentir vontade. Quando são sujeitas a vários banhos, a saúde dela pode ser prejudicada. Grandes quantidades de água retiram a camada protetora da pele da ave