Gonorreia
Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) que tem como bactéria causadora a Neisseria gonorrhoeae , conhecida como Gonococo.
EXPLICANDO AS CARACTERISTICAS DA BACTERIA:
Neisseria gonorrhoeae Genococo é uma bactéria da família Neisseriaceae , onde seu formato é diplococo(se apresentam como duas células associadas geralmente esféricas) gram -negativo(são bactérias que não retêm o corante violeta de genciana durante o recurso ao protocolo de coloração de Gram.) e sua forma faz lembrar um rim. Observando as características dessa bactéria, chegamos à conclusão que não é flagelada, não formadora de esporos,não hemolítica, aeróbia ou facultativamente anaeróbia. Também podemos dizer que é oxidase positiva, catalase positiva, é sensível a ambientes secos ou ácidos gordos, exige cisteína para o seu crescimento e não apresenta uma verdadeira cápsula polissacarídea.
QUEM DESCOBRIU A GONORRÉIA? Em 1879 Neisser descobriu que o gonococcus ou os gonorrhoeae e de Neisseria se provou logo ser o agente causal da gonorréia. Demonstrou sua presença consistentemente nos pacientes com os sintomas. Além, quando a descarga e as culturas dos gonococci foram introduzidas na uretra de homens saudáveis, causou a doença.
SINTOMAS:
Os sintomas naturalmente demoram de 2 a 5 dias para aparecer, porem em homens pode demorar até um mês de doença, e isso é perigoso, principalmente em mulher que as vezes não apresenta sintoma algum durante a doeça.Normalmente o mais comum no homem é a ardência ao urinar ou disúria acompanhada de febre baixa e o aparecimento de um corrimento amarelo e purulento saindo da uretra.
Os sintomas de gonorreia em homens incluem:
Ardência e dor ao urinar
Aumento na frequência ou urgência urinária
Corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde)
Vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis (uretra)
Testículos doloridos ou inchados
Dor de garganta (faringite gonocócica)
Das mulheres, 70% não apresentam sintomas.