Motivação no ambiente de trabalho
Diante de uma sociedade, onde as empresas estão passando por grandes transfor-mações, a questão motivar pessoas está em alta, ou seja, motivar é ter motivos. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer; para quem quer ven-cer, para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz, em busca de resultados. As empresas estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo à necessidade de se buscar soluções para aumen-tar sua eficácia e sobreviver em um mercado cada vez mais globalizado e competiti-vo. Cientes deste contexto, apresentamos a motivação como um fator para o melho-ramento do desempenho dos funcionários.
A pesquisa buscou descrever os fatores que contribuem para ações motivacionais nas empresas de forma alinhada com expectativas que contribuem para ações mo-tivacionais nas empresas e com a satisfação dos objetivos organizacionais, bem como despertar para as contribuições do que se entende por motivação e pelo in-centivo ao desenvolvimento profissional.
O período histórico pelo qual estamos passando é marcado por inúmeras transfor-mações, em virtude da era da globalização, onde as organizações estão inseridas em um ambiente turbulento e competitivo, logo surgindo uma necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia e a sobrevivência no mercado. Nenhu-ma empresa pode dar certo sem que haja um nível de comprometimento e de esfor-ço viável por parte dos seus membros. Por esta razão, é importante compreender a motivação, assim como os fatores que provocam, canalizam e sustentam o compor-tamento. INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende estudar a motivação dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. Atribuir à motivação tanto a facilidade quanto a dificuldade que um indiví-duo tem em aprender coisas ou em esforçar-se para modificar situações indesejá-veis de sua vida.
“A motivação mobiliza os indivíduos para suas ações e, para isto, temos que consi-derar a