Tipos de rolamentos
Rolamentos são suportes mecânicos montados nos eixos. Basicamente, são constituídos por dois anéis fabricados de aço especial, separados por fileiras de esferas, ou de rolos cilíndricos ou cônicos e estas esferas ou rolos são separados entre si por meio de porta esferas ou porta rolos.
Desenvolvem a função de suportar eixos permitindo-os realizar movimentos rotacionais com facilidade, minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar cargas.
COMPOSIÇÃO
Enquanto as superfícies de contato dos anéis e dos corpos rolantes são sujeitadas a esforços pesados repetitivos, estes devem manter sua alta precisão e exatidão de rotação. Para permitir isto, os anéis e os corpos rolantes devem ser fabricados com materiais de alta dureza, resistência à fadiga de rolagem, resistência ao desgaste, e com boa estabilidade dimensional. A coisa mais comum da fadiga nos rolamentos é a inclusão de impurezas não metálicas no aço (óxidos). Ao se utilizar materiais puros com baixos níveis de impurezas não metálicas, se aumenta a vida da fadiga por rolagem do rolamento.
Para todos os rolamentos NTN são utilizados aços com baixo teor de oxigênio e impurezas não-metálicas, refinados por um processo de desgaseificação a vácuo, como também fundidos a vácuo.
- Alto-médias ligas de aço carbono: Em geral, as variedades de aços que podem ser temperados não somente na superfície como também temperados profundamente, o assim chamado “método de têmpera total” são utilizados para as pistas e corpos rolantes. O Principal entre estes é o aço para o rolamento com alto teor de carbono e cromo e que é muito utilizado. Para rolamentos grandes e com grande seção transversal é utilizado o aço com manganês ou molibdênio que permite a têmpera por indução. Também em uso é o aço com médio teor de carbono e cromo, que incorpora silício e manganês, o qual fornece propriedades de têmpera comparáveis ao aço com alto teor de carbono e cromo.
- Materiais