Motivação no Ambiente de trabalho: o X da questão
1. INTRODUÇÃO
No início de tudo o homem era motivado por questão de sobrevivência, mas, com a evolução humana e os avanços da sociedade surgiram novos princípios que reformulou e agregou valores a essa necessidade, tornando-a mais complexa.
Em 1962 surgiu uma teoria criada por Maslow, que hoje é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Esta diz que as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.
No decorrer do processo evolutivo houve a necessidade de melhorar alguns pontos, pois, o colaborador foi buscando outras preocupações em seu trabalho, além, de pagamento. Ele busca bem estar, qualidade de vida, condições adequadas para que se exerça a função como se deve e da melhor maneira, dentre outras melhorias. Diante dessa nova situação, há, cada vez mais, a necessidade de as empresas melhorarem seu comportamento beneficiando o seu colaborador, para que assim, seja diferenciada dos demais concorrentes, conseguindo maior motivação do funcionário e consequentemente mais produtividade.
Há, sem dúvidas, uma grande batalha para que se garanta a sobrevivência em meio a um cenário competitivo e de grandes exigências. Muitas organizações conseguem manter uma boa relação com o funcionário, conquistando assim, posição mais firme no mercado, sustentando um ambiente de trabalho saudável e agradável com crescimento constante. As pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho, portanto o local de trabalho tem extrema relevância no provimento das satisfações humanas.
Ao necessitar refazer essa linha argumentativa, parece que se adentra m um labirinto, pois, as leituras mais recentes, divergem das mais antigas desenvolvendo análises críticas e contraditórias fazendo ressurgir novas ideias após
um