Motivação - Maslow - Necessidades Fisiologicas
Profº Wagner Tedesco
Trabalho de Pesquisa
MOTIVAÇÃO
Relações Públicas
1ºSemestre – 2014
Isabela Crespo
Laís Pádua
Marcela Bonfanti
Taynah Bertozzi
Victoria Fukuda
1. Conceitos básicos de motivação
Considerando as teorias de Maslow, Herzberg e Ruy Matos, podemos afirmar que cada uma delas tem suas diferenças, mas o mesmo propósito em relação à base da pirâmide, as necessidades fisiológicas. Entendendo sobre motivação, podemos classifica-las como individuais a cada ser humano, ou seja, cada pessoa desenvolve os seus desejos e necessidades básicas e possuem suas maneiras para atingir a satisfação das mesmas. As pessoas perseguem satisfações dos seus desejos estando motivadas em atendê-los.
2. Apontar necessidades
Decidimos trabalhar com as necessidades fisiológicas, que são as necessidades básicas, a base da pirâmide, abrangendo o universo “Brasil”. Podemos classificar entre as mais comuns: fome, sede, sono, excreção e sexo.
3. Análise crítica: Motivação/Necessidade X Meio de comunicação
Um de nossos teóricos estudado, Maslow, cita: “... à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas.” Ou seja, suprindo as necessidades fisiológicas passamos para a próxima etapa (necessidade) tornando-a dominante.
Estudando as necessidades fisiológicas, ainda há muitas divergências a respeito de suprir as necessidades básicas: fome, sede, sono, excreção e sexo, pois muitas pessoas não possuem meios de supri-las. Dinheiro, falta de saneamento básico e falta de moradia, são os principais exemplos de como há carências em nosso país.
Os meios de comunicação não são uma forma direta de preencher essas necessidades, mas um jeito de chegar a “raiz” do problema. Eles são