Saúde pública
ANA PAULA BRAUN
ABRAHM MASLOW
Novo Hamburgo
2011
ANA PAULA BRAUN
ABRAHM MASLOW
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Teoria das Organizações I
Prof. Gustavo Gomes Hoff
Novo Hamburgo
Novembro 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Um dos autores mais citados e criticados por estudiosos do comportamento organizacional é o norte americano Abrahm Maslow. Entretanto se realizarmos uma leitura um pouco mais cuidadosa de sua obra a mesma mostrará o quanto esses estudiosos reduziram seu pensamento.
Os estudos de Abrahm Maslow sobre a motivação humana tinha em vista o desenvolvimento de uma teoria que pudesse servir de base para a compreensão do homem inserido na sociedade. Para isso usa algumas ideias da psicanálise para a construção de sua teoria motivacional.
O psicólogo Abrahm Maslow acredita na dinâmica em que o desejo é sempre permanente, embora seus objetivos estejam constantemente sendo modificados pela pessoa. Este pensamento fica claro quando diz:
“O homem é um animal desejante e raramente atinge um estado de completa satisfação exceto por um curto período de tempo. Assim que um desejo é satisfeito, outro explode e assume o seu lugar” (MASLOW, 1954, p. 69).
Abraham Maslow (1908-1970)
Vida e Carreira
Abraham Maslow nasceu no dia 1 de abril de 1908, no Brooklyn, Nova York. Foi o primeiro dos sete filhos de seus pais, que eram judeus com pouca educação, imigrantes da Rússia. Seus pais, querendo o melhor para seus filhos, foram extremamente exigentes com Maslow em relação ao sucesso acadêmico. Para satisfazer seus pais, ele primeiro estudou Direito no City College of New York (CCNY). Após três semestres, ele se transferiu para o Cornell, e depois retornou ao CCNY. Casou-se com Bertha Goodman em 1928, sua prima em primeiro grau, contra a vontade de seus pais. Abraham e Bertha tiveram duas filhas.
Abraham Maslow (1908 – 1970) foi um psicólogo e cientista comportamental americano. Sua