História da administração
Administração é uma Arte ou Ciência?
Considerada uma Ciência Humana, ainda que, se utilize da matemática para quantificar seu objeto de estudo, a Ciência da Administração está voltada para o estudo das organizações e das ações dos seres humanos que as compõem.
A Administração como nós conhecemos teve início no século XX com a Escola da Administração Científica nos EUA e a Teoria Clássica na Europa, contudo, aquilo que podemos chamar de “movimento” em prol da administração surge com as primeiras civilizações, como por exemplo, os egípcios, os hebreus, os gregos, etc.
Esse movimento advém da necessidade daqueles povos em se organizarem para plantar, colher e comercializar produtos, além de edificar cidades e até mesmo para a organização da nação enquanto estado.
A Administração é resultado de várias contribuições históricas, construindo se ao longo do tempo com base nos conceitos e princípios das Ciências Humanas e Exatas. Vários nomes figuram nesse contexto, a saber:
* Platão (429 - 347 A.C.) com sua obra A República, que expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos; * Aristóteles (384 - 322 A.C.) no livro Política, sobre a organização do Estado; * René Descartes (1596 - 1650), filósofo, matemático e físico francês no livro O Discurso do Método, em que descreve o método cartesiano. * Thomas Hobbes (1588 - 1679), filósofo e político inglês, no livro o Leviatã; * Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778) desenvolve a teoria do Contrato Social; * Karl Marx (1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 - 1895) no Manifesto * Comunista.
Além dos filósofos, cientistas e políticos a Administração também sofreu influência de organizações Eclesiásticas e Militares.
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade tão simples e eficiente que sua organização mundial pode operar sob o comando de apenas um líder executivo.
Sobre a