Abraham maslow
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 QUEM FOI ABRAHAM MASLOW
2.2 SUA PRINCIPAL OBRA, A HIERARQUIA DE NECESSIDADES
2.3 A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW
2.3.1 Necessidade Fisiológica
2.3.2 Necessidade de Segurança
2.3.3 Necessidade de Amor, Necessidades Sociais
2.3.4 Necessidade de Estima, Necessidade de Ego
2.3.5 Motivação
2.4 CONTRIBUIÇÃO DE MASLOW PARA A ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
3 CONCLUÃO
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata sobre a vida, as obras e a contribuição de Abraham Harold Maslow para a administração, onde ficou conhecido como o pai do estudo motivacional das relações humanas e criador da famosa Pirâmide de Maslow. A pirâmide de Maslow mostra o grau de importância motivacional dado a cada necessidade e demonstra que as necessidades fisiológicas são as mais importantes sendo a base de toda a estrutura motivacional do homem.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância das ideias e teorias de Abraham Maslow para a gestão de operações e administração de um modo geral, já que toda ou qualquer decisão que um cliente em potencial toma, são baseadas em uma série de fatores, podendo ser eles sociais, culturais e familiares; e principalmente, é motivada por suas necessidades humanas.
Todo o trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas, procurando sempre trazer informações precisas e relacionando essas informações com a realidade encontrada no atual sistema administrativo e de mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1QUEM FOI ABRAHAM MASLOW
Abraham Maslow foi o filho mais velho de pais judeus que migraram da Rússia para os EUA, a fim de escapar de condições adversas e tumulto sócio-político. Foi em Brooklyn, Nova York, que Maslow jovens nasceu, no dia primeiro de abril de 1908.
Ele cresceu e quase sem amigos, dividindo seu tempo entre longas horas de estudo e auxiliando seu pai a sobreviver. Segundo (Maslow apud Hoffman, 1999, p.1),
Fui um garoto tremendamente