Motivação intrínseca
O Impacto da Motivação Intrínseca no Empenhamento Organizacional
Abstract
O presente trabalho intitulado “O Impacto da Motivação Intrínseca no Empenhamento Organizacional” foi executado no âmbito da unidade curricular semestral de Comportamento Organizacional I enquadrada na respectiva Área Científica de Psicologia, leccionada no 1º ano da Licenciatura em Tecnologias Militares Navais da Escola Naval.
Possui como principal finalidade não só demonstrar de forma clara e objectiva a importância da motivação a nível intrínseco na prossecução de atingir objectivos, mas também identificar e compreender a sua aplicação ao nível das organizações, debruçando-se na forma como o indivíduo, enquanto parte integrante de uma estrutura organizacional, manifesta determinados indicadores de empenhamento relativamente aos objectivos que lhe vão sendo propostos. É, em particular, o impacto deste nível de motivação, que se pretende qualificar e quantificar neste trabalho, de modo a obter respostas e retirar conclusões quanto ao desempenho que se pode esperar de cada unidade constituinte e consequentemente da performance, num ponto de vista global, do grupo em que está inserido.
Desta forma, será abordado inicialmente o conceito de motivação, estabelecendo-se o paralelismo entre motivação intrínseca e extrínseca, intimamente ligadas às várias teorias de conteúdo e processo. Contudo, para efectuar uma relação, é necessário assimilar o conceito de empenhamento organizacional, uma vez que se revela bastante importante e de relevo na compreensão do tema.
A dialéctica entre o empenhamento organizacional e a motivação intrínseca será analisada e estará continuamente presente ao longo do trabalho tendo como referencia vários autores e exemplos, bem como serão evidenciados os factores que promovem e asseguram a motivação intrínseca e o respectivo impacto nas organizações. Índice
1. Introdução 1
2. Motivação 4
2.1 Definição de Motivação 4
2.2