Motivação
Docente: .
Motivação e Emoção: Bases Etológicas, Psicológicas e Sociais
2012/2013 – 1º Semestre
Mestrado Integrado em Psicologia
Índice INTRODUÇÃO 3 Motivações Intrínsecas Motivações Extrínsecas 4
Conclusão
Bibliografia 5
INTRODUÇÃO
MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS:
Motivação intrínseca é o que nos leva a fazer algo pela satisfação inerente a essa acção e não por consequências externas que daí possam resultar. Motivado intrinsecamente, um indivíduo age pelo desafio, pela novidade ou pelo gosto que o seu acto envolve e não por estímulos ou recompensas.
Inicialmente o estudo deste fenómeno começou com animais tendo-se concluído que diversos organismos se envolvem em actividades impelidos pela curiosidade ou pelo gosto e diversão mesmo sem recompensa. Estes comportamentos espontâneos apesar de fornecerem aos organismos mecanismos de adaptação apontavam para o facto de não ter havido nenhuma razão instrumental que os despoletasse mas sim uma experiência positiva que era consequência do aumento de capacidades resultante dessas actividades.
No Homem, a motivação intrínseca não é a única forma de motivação mas é a mais generalizada e importante. A partir do momento em que nasce, o ser humano saudável é activo e curioso, revelando uma predisposição para explorar e aprender sem que para isso necessite de incentivos externos. Esta tendência motivacional natural é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico e social pois conduz ao aumento do conhecimento e de competências.
Alguns autores defendem que a motivação intrínseca consiste no interesse pela tarefa enquanto outros a descrevem como a satisfação obtida pelo envolvimento nessa mesma tarefa.