Motivaçao
“Motivação é o processo pelo qual o esforço ou ação que leva ao desempenho profissional de uma pessoa é impulsionado por certo motivos. Toda ação orientada para algum tipo de desempenho sempre é motivada” (MAXIMIANO, 2000, p. 347).
Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. A motivação pode ser provocada por estimulo externo vindo do ambiente, ou também pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, traduzidas por palavras como desejo e receio, além disso, a motivação busca alcançar determinada meta.
Segundo Maximiano (2008, p. 231):
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. Motivo, motor e emoção são outras palavras que tem a mesma raiz. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano.
Os 5 níveis a serem “escalados” por um ser humano, segundo Maslow, são:
Atender as necessidades básicas ou fisiológicas;
Atender as necessidades de segurança;
Atender as necessidades Sociais ou de associação;
Atender as necessidades de status ou auto estima;
Atender as necessidades de auto-realização.
Quando as necessidades não são atendidas o resultado chama-se de frustração. A frustração também pode ser um impulso poderoso para a ação humana, agindo diretamente na motivação pessoal de cada individuo.
As características individuais representam outro motivo interno, elas definem as diferenças entre as pessoas e conhecer estas diferenças é uma ferramenta básica para entender os processos motivacionais. As características individuais de uma forma panorâmica podem ser vistas abaixo:
Competências;