etica
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é,como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção em que se divide em três teorias:
Teoria do Consumidor: estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
Teoria de Empresa: estuda a reunião do capital e do trabalhão de uma empresa afim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e também a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
Teoria da Produção: estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da Produção se refere aos serviços como: transportes, atividades financeiras, comercio e outros.
A característica do mercado da microeconomia é: a demanda, a oferta e a procura. Quando pensamos na palavra mercado, logo imaginamos um lugar real onde pessoas tem possibilidade de comprar, trocar ou vender produtos ou serviços. Com tudo esse conceito de mercado para a economia, esta ligado a períodos históricos anteriores ao surgimento da moeda, quando a principal forma de comprar ou vender algo era a troca, também conhecida como escambo.
A Teoria Microeconômica não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da economia de empresas, onde se estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de