MOTIVAÇAO
Atualmente a motivação humana tem sido um dos maiores desafios nas organizações, sendo estudada por psicólogos, gerentes e executivos. A motivação é uma condição fundamental e indispensável para o alcance dos objetivos pessoais, do trabalho e nas organizações. ”A palavra motivação vem do latim motivos, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”. Pode analisar que a motivação é algo pessoal, que pode ser influenciada por objetivos e interesses individualizados, sendo assim as pessoas buscam algo que possa satisfazer suas vontades e de que alguma forma possibilita a realização dos seu desejos.
Quando uma pessoa se coloca ou direciona á um caminho ou objetivo, ela não necessariamente está motivada a atingir estes objetivos. Os fatores que levam a caminhar naquela direção pode-lhe ser intrínsecos (internos) ,mais conhecido como auto- motivação, é quando o individuo é capaz de ser motivar e de se desmotivar; ou extrínsecos (externos), que é quando o ambiente influencia na motivação, assim ocasionando apenas movimento ou satisfação.(HERZBERG, 1968; BERGAMINI, 1996 e 1989).
Maioria das vezes, o individuo tem a vontade de realizar algo para evitar alguma punição ou conquistar alguma recompensa. Nestes casos a iniciativa não partiu da próprio individuo e sim de um fator externo ou extrínseco, que de alguma formar estimulou para que se interessasse á alcançar o objetivo pretendido. E quando o individuo tem o impulso interno (intrínseco) e vontade própria para alcançar o objetivo, neste caso neste existe motivação.
Uma primeira ressalva a respeito do estudo das pessoas conduz a consideração de que os comportamentos e ações de cada uma dela não possui o mesmo ponto de origem. BERGAMINI 1197 p. 37 cap 2.
Antes da Revolução Industrial, era utilizado punições como fator motivacional, ocasionando um ambiente de medo e repreensão. Os