Motivaçao
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
1º- O ambiente,
2º- As forças internas ao individuo,
3º - Objeto
A motivação, o processo que mobiliza a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade, e o objeto de satisfação, isso significa que, na base da motivação, esta sempre o organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade ou uma predisposição para agir na motivação esta também incluído o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto de satisfação. Por fim na motivação o objeto que aparece como a possibilidade de satisfação da necessidade.
Podemos dizer que a motivação é um processo que relaciona a necessidade, ambiente e objeto, e que pré dispõe o organismo para a ação em busca da satisfação da necessidade.
Podemos definir motivação como uma força, ou uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, ou seja, a motivação é extremamente intrínseca, isto é esta dentro de nos e nasce de nossas necessidades interiores, ou seja, ninguém motiva ninguém nos e que nos motivamos ou não, tudo o que os de fora pode fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação. Dito de outra maneira, a diferença entre motivação e estimulo e que a primeira esta dentro de nos e a segunda esta fora, um exemplo é o caso de Romário e Marcelinho Carioca em 2003 ambos receberam propostas milionárias de times do Qatar para ficarem lá por uns meses Romário aceitou e foi; Marcelinho não aceitou e ficou no Brasil. Embora admita-se que a existência de estímulos secundários (fama, poder, dinheiro, por exemplo), é evidente: dinheiro. Um jogador sentiu se motivado a ir para o Qatar com esse estimulo o outro não.
Motivação Humana:
Devemos saber que toda conduta humana pressupõe um estímulo, que pode nos levar a fazer algo com prazer ou não, e que o comportamento humano é produzido por alguma coisa que nos motiva. É necessário que procuremos entender o comportamento