Motivacao
A palavra motivação e usada com frequência, em psicologia para explicar o conjunto de factores que determinam a conduta dos indivíduos para satisfação das suas necessidades.
A palavra motivação vem do Latim “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento, Que motiva uma pessoa, isto é, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas.
Para tudo que se faz seja no trabalho, na escola ou te mesmo em casa nas tarefas domesticas e preciso uma forca, uma energia para realizar as tarefas. E esta forca e a motivação, porque nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce nas nossas necessidades anteriores, quando isso acontece as pesssoas tornam – se mais produtivas e atuam com maior satisfação e produzem efeitos multiplicadores principalmente nas organizações.
Para Fiorelli (2004) a falta de motivação origina-se em alguns casos de mecanismos de homeostase. Mas motivação baseia-se em dois pilares: o primeiro deles é a necessidade. Se você precisa, vai correr atrás e se dedicar. O segundo é a paixão. Se você gosta, ama o que faz, “vai querer melhorar sempre”. Podemos observar que estes conceitos tratam a motivação como sendo algo pessoal e que parte do interior das pessoas.
1.1 O QUERER
Querer é poder.
Mas só isso não basta devemos levar em conta o primeiro aspecto que é o saber, depois o querer e o fazer são pontos essenciais para o desenvolvimento profissional. Cada um deles é determinante. É possível que se desenvolva um deles com maior ênfase ou mesmo dois. Mas quando os três se combinam, o resultado é incomparável. É superior. É notavelmente melhor. Saber apenas é importante para que se enxergue a melhor maneira de executar o trabalho com conhecimento e direcionamento. No entanto, saber é parte do triângulo do sucesso, falta-lhe ser acompanhado pelo querer e o fazer. Querer é o desejo. Porém, mantenha-se