Motivacao tga
Motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação. Na Administração é a vontade de empregar esforço em direção a metas organizacionais condicionada a satisfazer uma necessidade do indivíduo. Temos então três elementos na nossa definição: ESFORÇO → METAS ORGANIZACIONAIS → NECESSIDADES.
PRIMEIRAS TEORIAS DE MOTIVAÇÃO
Estas primeiras teorias foram vistas dentro da Teoria Comportamental e são elas:
Teoria das Necessidades de Abraham Maslow.
Teoria X e Y de Douglas McGregor
Teoria Motivação-Higiene de Frederick Herzberg
TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE MOTIVAÇÃO
Teoria ERC de Clayton Aldefer
Criada por Clayton Aldefer da Universidade de Yale. Baseada nos tópicos de Existência, Relacionamentos e Crescimento, ela se assemelha com a teoria de Maslow. Não vê hierarquia entre as necessidades, mais de uma necessidade pode estar funcionando ao mesmo tempo. Se a gratificação de uma necessidade de nível mais alto é reprimida, o desejo de satisfazer uma necessidade de nível mais baixo aumenta. Observa ainda que a hierarquia das necessidades também pode ser vistas de modo diferentes conforme a cultura do indivíduo.
Teoria de Necessidade de McClelland
Desenvolvida por David McClelland, é baseada nos tópicos:
Necessidade de Realização: impulso de exceder, sair-se bem em relação a um conjunto de padrões, lutar pelo sucesso.
Necessidade de Poder: a necessidade de fazer os outros se comportarem de uma maneira que eles não teriam se comportado de outro modo.
Necessidade de Afiliação: o desejo por relações interpessoais amigáveis e próximas.
Teoria de Determinação de Metas de Edwin Locke
As intenções de trabalhar em direção a uma meta são a principal fonte de motivação no trabalho. As metas dizem ao empregado o que precisa ser feito e quanto de esforço deve-se empregar. Metas específicas melhoram o desempenho e metas difíceis, quando aceitas, resultam em um desempenho melhor do que metas fáceis e finalmente, o feedback leva a melhor desempenho do que