MOTIVA O RESUMO FINAL
Definindo Motivação
Vamos definir motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, se relacione ao esforço para atingir qualquer objetivo, vamos reduzir nosso foco nos objetivos organizacionais para refletir nosso interesse específico no comportamento relacionado ao trabalho.
Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende.
Porém, devemos considerar também a qualidade do esforço, tanto quanto sua intensidade. O tipo de esforço que devemos buscar é aquele que vai em direção aos objetivos da organização e que são coerentes com ele. A Motivação também tem uma dimensão de Persistência, esta é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Os indivíduos motivados se mantem na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.
Principais Teorias sobre motivação
Antigas Teorias sobre motivação
A década de 1950 foi um período frutífero para o desenvolvimento de conceitos sobre motivação. Três teorias específicas foram formuladas. Embora sejam hoje muito questionáveis em termos de sua validade, essas teorias provavelmente ainda são as explicações mais conhecidas sobre a motivação dos trabalhadores. Elas são conhecidas como a Hierarquia das necessidades,