motiva o alunos de fisica
Teoria e Prática Científica
Aluna: Elienai Assis
A motivação da Física Teórica relacionada com a sua Prática Experimental no cotidiano do aluno do Ensino Médio.
Introdução
O ensino de Física, para os alunos do Ensino Médio, tem como grande desafio demonstrar aos estudantes que situações reais do cotidiano podem relacionar-se com os princípios físicos estudados dentro das salas de aula. A grande maioria dos alunos apresenta dificuldades no aprendizado da matéria, pois demonstram uma certa barreira quanto à linguagem matemática utilizada dentro de seus conceitos. Outro fator que contribui para a desmotivação apresentada pelos estudantes é, por exemplo, não enxergar a Física em sua praticidade no mundo externo, o que indica a falta de interdisciplinaridade durante as aulas.
Para uma melhor estruturação do ensino de Física é de grande importância que a compreensão, conhecimento e seus conceitos sejam possíveis de aplicação no dia a dia dos estudantes. Não se basear em apenas aplicações matemáticas fundamentadas em fórmulas, pois geram a falta de motivação e entendimento da matéria.
Uma das possíveis estratégias que podem ser utilizadas para o aumento da motivação no Ensino de Física para os alunos do Ensino Médio seria a investigação dos fenômenos físicos através de experimentos aplicados durante as aulas. Desde seus primórdios, os fenômenos físicos são estudados por seus grandes precursores, como por exemplo, o físico Galileu Galilei, que é considerado o pai da Ciência Moderna, que combinava seus estudos experimentais a fim de aplicar suas teorias.
Pressupostos Teóricos
As atividades experimentais fazem parte do planejamento do Ensino de Física desde o século XIX, o que é efetivamente surpreendente ao pensar que até os dias de hoje, não seja uma ferramenta corriqueira a ser utilizada pelos docentes em suas aulas. A grande “desculpa” usada é por a falta de familiaridade com essa atividade e aulas que são estruturadas