Trab Ygor

1127 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: CONFORTO TÉRMICO
PERÍODO: III TURNO: MANHÃ
ALUNAS: ALANNA MYCKAELLEN E ANA KÁREN ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO

Teresina situa-se a 05°05’ de latitude sul e 42°48’ de longitude oeste, dentro da macro-região do meio-norte do Estado. O clima da região caracteriza-se por ter duas estações bem distintas. Duranteo primeiro semestre o clima é quente e úmido, com a média das temperaturas máximas entre 30 a32°C e umidade relativa média entre 75 a 85%. As chuvas são concentradas neste período, nos meses de dezembro a maio. No segundo semestre, praticamente não há precipitações, o clima é quente e seco, com temperaturas médias máximas entre 33 a 36°C e umidade relativa do ar entre 55 a 65%.
A radiação solar intensa e a luminosidade excessiva são características marcantes da região, por se encontrar muito próximo do equador. A arquitetura moderna procurou se adaptar ao clima da região, utilizando elementos como os cobogós, as venezianas, os brises, os terraços, as marquises, entre outros, para amenizar as altas temperaturas, proteger as fachadas da insolação, controlar a luminosidade e aproveitar a ventilação cruzada nos ambientes internos.
Algumas edificações em Teresina, principalmente as que foram construida por volta das décadas de 1950 à 1970 foram costruidas com uma preocupação bem maior em gerar um conforto térmico natural, afinal nesse período não existia uma depedência tão grande de eletrodomésticos. Alguns exemplos são o prédio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER) e o Tribunal de Justiça do Piauí. Entre os principais elementos arquitetônicos encontrados nestes prédios citamos a correta forma e orientação dos edifícios, o uso de brises e elementos vazados, os pilotis, as aberturas dispostas de maneira a permitir a ventilação cruzada, entre outros. Estas soluções técnicas adotadas demonstram a preocupação dos autores com a adequação climática

Relacionados

  • negocios
    15880 palavras | 64 páginas
  • DIario oficial
    81453 palavras | 326 páginas
  • Trabalho
    94819 palavras | 380 páginas