vitaminas - introdução
Introdução:
VITAMINAS São alimentos reguladores e devem ser continuamente incorporadas ao organismo, em doses muito pequenas, Para garantir um metabolismo normal.
Elas têm larga distribuição em praticamente todos os tipos de alimentos, de modo que uma dieta variada pode fornecê-las naturalmente.
Sua composição química já foi determinada e elas são simbolizadas por letras. Costumam ser reunidas em dois grupos, de acordo com a solubilidade em água ou em gorduras. As vitaminas lipossolúveis são: A, D, E, K: as hidrossolúveis são: B e C.
As primeiras podem ser encontradas nos alimentos ricos em gorduras: assim sendo, qualquer problema de absorção intestinal de gorduras provoca também deficiências vitamínicas. Por outro lado, elas podem ser armazenadas associadas as gorduras: por isso o organismo não necessita delas em doses diária.
As vitaminas hidrossolúveis devem ser diariamente incorporadas ao organismo, pois além de serem excretadas pela urina, não são armazenadas nos tecidos adiposos.
Elas compreendem inúmeras substâncias que, com exceção do ácido ascórbico( vitamina C) compõem o chamado complexo B. Ocorrem em taxas variáveis em diversos tipos de alimento, especialmente vísceras de animais, lêvedo e cereais com casca( trigo, arroz integral e centeio).
Um aspecto bioquímico importante das vitaminas é que elas funcionam como coenzimas de várias enzimas celulares é o caso da coenzima A, que corresponde ao ácido pantotênico, uma das substâncias do complexo B.
As três vitaminas mais comuns, pertencentes ao complexo B são:
B1 – Tiamina
B2 – Riboflavina
B6 – Piridoxina
Em ruminantes algumas das vitaminas do complexo B são sintetizadas por bactérias do tubo digestivo e aproveitadas pelo animal.