Professores de educação física
Resumo: a pesquisa visa analisar o cotidiano pedagógico (pratica pedagógica) efetivado pelo professor de educação física, na educação infantil. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de educação física têm efetivado a pratica pedagógica nas escolas municipais da cidade de Ibaté.
Palavras – chave: Educação Física, Escola, Cotidiano Pedagógico, Formação de Professores.
1. Introdução
Temos como objetivo, analisar o cotidiano pedagógico, considerando o trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Física, bem como suas dificuldades e limitações.
Estabeleceremos, em conjunto com os professores das escolas encaminhamentos metodológicos visando redimensionar o ensino da Educação Física, buscando o desenvolvimento de um trabalho, nessa área de conhecimento, mais significativo, comprometido e contextualizado.
Pretendemos também, despertar o interesse do professor de Educação Física, que atua na escola, para estudos e desenvolvimento de projetos no âmbito escolar e acadêmico.
2. Hipóteses
As hipóteses a serem testadas são: a) Os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física na Escola são pouco adequados às condições de vida na sociedade contemporânea: b) Os conteúdos nas aulas são tratados de forma inadequada e superficial: c) Há uma maior predominância do esporte sob os demais conteúdo da educação física na escola, sendo este tratado de forma limitada e critica: d) A metodologia utilizada pela maioria dos professores é ineficaz, pouco dinâmica e nada atraente aos alunos. e) A Educação Física enquanto disciplina escolar é descontextualizada, considera o aluno desarticulado das suas experiências, não o compreende dentro de suas relações sociais e muitas