Mosteiro de Santa Clara
O principal arquitecto foi Domingos Domingues que participou igualmente na construção do mosteiro de Alcobaça. São predominantes os estilos gótico e romântico na fisionomia deste mosteiro, sendo o gótico aquele que se faz mais notar. Na planta do mosteiro estão compreendidas três naves de altura similar essas mesmas acabam por se dividir em sete tramas. Toda a cobertura do mosteiro é talhada em pedra.
A localização do mosteiro foi algo que originou vários prolemas sobretudo no que toca às cheias, dada a sua proximidade do rio Mondego. No entanto, para terminar com toda esta situação que originava grandes problemas, no séc. XVII, o rei D. João IV mandou que fosse construído uma mosteiro num ponto da cidade de Coimbra de maior elevação, onde dessa maneira se tornasse impossível ser atingido pelas águas do rio Mondego. Os religiosos foram então transferidos para este local em 1677.
O Mosteiro encontra-se para visita de curiosos, turistas e historiadores desde Abril de 2009, com o intuito de dar a compreender e a conhecer a história e a comunidade clarissa e também detém de diversas colaborações com várias instituições para estudos científicos e educativos. Contém uma vasta área com cerca de 28.000m2, toda ela possível de visitar.
O principal objetivo deste mosteiro é alargar-se e dessa forma fortificar a relação existente com a comunidade com a aproximação aos valores culturais em