Comunicação Verbal
A comunicação verbal é linguagem, seja ela escrita ou falada que utilizamos para nos comunicar, expressar, interpretar e transmitir diferentes intenções ou situações.
Pela linguagem os homens se comunicam tem acesso a informações, se expressam, partilha, constroem visões e produzem cultura.
Além da comunicação verbal tem também a não-verbal que consiste no uso dos sentidos através de gestos, toques, cheiros, imagens sendo que esta se torna complementar e simultânea à comunicação verbal.
2. Objetivo:
É mostrar a importância da comunicação verbal, estimular as diversas forma ou tipo de se comunicar.
Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a Comunicação Verbal ainda é a mais usada para passar informações, principalmente nas relações interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos são passados com linguagem escrita, o e-mail ainda é o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relações familiares o diálogo permanece eficaz. Embora a Comunicação Visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios de comunicação, como, principalmente, no rádio e na televisão, e, eventualmente, na internet.
A Comunicação Verbal se diferencia das demais formas de comunicação, que tendem a apenas enviar mensagens, ao possibilitar a troca de informações entre emissor e receptor. E sua característica imediatista a faz ser majoritariamente utilizada nas relações interpessoais. Ainda é a forma mais comum de comunicação, apesar de todos os novos recursos comunicacionais.
2.1 Método
Para que a comunicação seja eficaz, ou seja, se transmita a mensagem correta existem algumas técnicas que dão clareza no que se transmite. A forma de se expressar, a clarificação da mensagem e sua validação são ferramentas essenciais para que a comunicação seja eficiente.
Quando a fala não atinge seu objetivo, que é a troca de informações, ela é considerada defeituosa. Problemas esses que