Moshe feldenkrais
Quem é Moshe Feldenkrais?
Russo, físico, cientista, primeiro campeão de judô europeu. Moshe Feldenkrais é um dos grandes pioneiros da educação somática. Tornou-se reconhecido mundialmente como um dos inovadores mais importantes no campo do mecanismo do corpo, da terapia física e da cura.
Como surgiu seu método?
Em 1942, Feldenkrais recebeu um terrível diagnóstico que não poderia mais andar, em conseqüência de inúmeros traumatismos no joelho. Ele poderia se submeter a uma cirurgia mais as chances de recuperação não eram boas, e, muito pior, essa cirurgia poderia deixá-lo definitivamente invalido, caso não obtivesse sucesso.
Feldenkrais então resolveu empregar seus conhecimentos sobre física e corpo humano para recuperar o uso de das pernas: ele queria descobrir uma maneira de criar ligações neurológicas entre o sistema nervoso e os músculos. Então, passou a estudar neurologia, biomecânica e anatomia, além do desenvolvimento do corpo humano.
Como resultado de seu empenho, pesquisa e experimentação, em 2 anos estava andando e resolveu prosseguir com seus estudos sobre a profunda ligação entre o cérebro e o corpo. Passou a testar novas idéias com amigos e colegas, tendo obtido igual sucesso na resolução de processos musculares, articulares, más condições neurológicas e dores.
Em 1949 publicou seu primeiro livro, devido à enorme procura por seu conhecimento e habilidade, ele abandonou a física para dedicar-se e exclusivamente a sua inovadora técnica
Qual a importância de seu método?
A fama de Feldenkrais veio do seu trabalho com pessoas com graves deficiências físicas, como paralisia cerebral, derrame, danos na coluna, escoliose, etc
Seu método atua nas habilidades e ações cotidianas, como andar, sentar, etc, adquirindo e/ou aprimoramento – facilitando reconhecimento das partes do corpo que não tem nada haver com o próprio movimento e a conseqüente percepção dos esforços desnecessários, para finalmente obter a redução da força muscular.