vixe aperto ta ai
Práticas Corporais e Autonomia
Professor: Nilton
Disciplina: Ed. Física
São Bernardo do Campo, SP
Março, 2014
Introdução
É de conhecimento de todos a importância de se manter uma alimentação saudável e o hábito de se exercitar frequentemente, porém não vivemos nessa realidade. Os jovens têm a cada dia se afastados de exercícios físicos e se entregando aos serviços conhecidos como “fast-foods”, perigos que estão disponibilizados facilmente para qualquer um. Aqui, ressaltamos a importância e facilidade que é manter uma vida equilibrada através da autonomia em exercícios físicos.
Práticas Corporais
Atualmente, o ritmo de vida do homem está cada vez mais acelerado, devido ao ritmo das grandes cidades e das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade.
Tal estilo de vida pode levar a doenças e transtornos, como estresse intenso, depressão, síndrome do pânico, entre outros.
Devido a essa realidade, a promessa de um tipo de atividade física voltada para o corpo e a mente se mostrou excelente para o perfil do homem moderno e suas necessidades.
A importância das práticas corporais
As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano. Cada indivíduo (atleta) tem uma necessidade diferente em relação à conduta utilizada para o alcance do estado ótimo de ativação ou relaxação, uma vez que as duas condutas interferem nos estados físicos e cada indivíduo reage de uma maneira diferente as diversas técnicas de relaxamento.
Quanto às técnicas de relaxamento utilizadas, são três:
1. Respiração educada: que é sob controle e consciente;
2. Imagens mentais: onde é importante ter sempre a clareza de onde se quer chegar, ou seja, qual o objetivo: de ativação ou de relaxação, sem esquecer-se de tomar cuidado com os instrumentos de complementação (ex: música), para não trazer lembranças