INTRODU O janete
Método Feldenkrais é um método altamente engenhoso para aprender mais sobre si mesmo. Utiliza as percepções que o movimento do corpo no espaço traz à consciência para tornar mais eficientes e econômicos os movimentos que integram o dia a dia como andar, descansar, levantar, alcançar.
As descobertas feitas a partir dessas ações revelam habilidades que estavam escondidas por trás de esforços mal direcionados. Uma vez descobertas essas habilidades podem ser desenvolvidas e integradas no dia a dia.
A plataforma vibratória é um equipamento usado em programas de reabilitação, condicionamento físico ou relaxamento. O fisioterapeuta Thiago Vilela explica que “o princípio da estimulação por vibração se dá por uma estimulação mecânica por meio de vibrações em uma base.
História do Método Feldenkrais
Moshé Pinchas Feldenkrais foi o criador do Método Feldenkrais, usado para reabilitar ou melhorar os movimentos do corpo humano.
Em 1942, Feldenkrais, que trabalhava em Londres como físico renomado, recebeu dos médicos um terrível diagnóstico: não poderia mais andar em decorrência de inúmeros traumatismos no joelho. Poderia submeter-se a uma cirurgia, mas as chances de recuperação não eram boas, e, muito pior, essa mesma cirurgia poderia deixá-lo definitivamente inválido, caso não obtivesse sucesso.
Resolveu, então, empregar seus conhecimentos de Física e do corpo humano para encontrar um modo de recuperar o uso das pernas: ele queria descobrir uma maneira de criar novas ligações neurológicas entre o Sistema Nervoso e os músculos. Como resultado de seu empenho, pesquisa e experimentação, em dois anos estava andando, resolvendo em face de suas conquistas prosseguir os seus estudos sobre a ligação mente e corpo.
Em 1954, devido à enorme procura pelo seu método, abandonou a Física para dedicar-se, única e exclusivamente, a sua inovadora técnica, cujos fundamentos e lições básicas publicou, em 1972 no livro “Awareness Through Movement