Morte E Vida De Grandes Cidades
Introdução
O livro tem como principal assunto o planejamento urbano e a reurbanização, procurando mostrar novas maneiras e ideias para sua melhoria. Abrangendo assuntos cotidianos como ruas seguras e quais não são, o que faz o centro urbano se deslocar e outros assuntos em relação ao funcionamento das cidades.
A área de Morningside Heights em Nova York, deveria ser um modelo de local ser habitado, em relação a teoria do urbanismo, possuindo grandes áreas verdes, terreno elevado com uma bela vista, possui diversas universidades renomadas, bons hospitais, não possui industrias e suas ruas são zoneadas para evitar conflitos. Com o passar dos anos se tornou uma zona de cortiços, deixando com medo e insegurança as pessoas que lá transitavam. Teorias urbanísticas foram aplicadas, como a demolição da área degradada para a construção de um shopping center, mas acabou decaindo com maior rapidez
A decadência ou sucesso das cidades são muitas vezes inesperados, pois toma vida própria e quando menos se espera a cidade já criou forma.
Um dos grandes problemas urbanísticos apontados são os automóveis e sua grande quantidade, mas existem diversos problemas muito mais complicados envolvidos, não basta somente arrumar o problema do transito e achar que o problema da cidade será resolvido.
North End em Boston, é uma área de baixa reanda, possui diversos cortiços e industrias, possui uma alta concentração de pessoas e poucas áreas verdes. Uma região que antes era maltratada em meio a seus prédios geminados de diferentes padrões e sua pobreza aparente. Hoje uma grande mudança ocorreu, seus prédios foram reformados pelos moradores e não havia mais a grande concentração de pessoas.
O local ainda era conhecido como ‘pior zona de cortiços da cidade’ mas seus moradores á reformaram e tornaram um local tranquilo para quem lá habita, mesmo possuindo uma reputação ruim, quem mora sabe sua real realidade, uma área tranquila e boa de habitar.