MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES
Assunto: Fichamento Textual
MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES
Jane Jacobs
Introdução
O texto é na verdade uma introdução do livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”. Se trata de um livro que segundo a autora define: “um ataque aos fundamentos do planejamento urbano e da reurbanização ora vigentes.”
Jane Jacobs abre os olhos para a questão de que as pessoas pensam que basta milhões de dólares para que todos os problemas de uma cidade seja resolvido mas não é a realidade. Com esse dinheiro todo o que é construído é conjuntos habitacionais que ao invés de melhorar a situação acaba piorando.
Planejadores e urbanistas a procura da cidade perfeita acabam destruindo arruinando pessoas que nem se quer são compensadas depois.
A autora da o exemplo de uma área na cidade de Nova York chamada Morningside Heights que de acordo com a teodia do planejamento não deveria ter nenhum problema já que possui todas as características de um local perfeito entretanto no inicio dos anos 50 Morningsite de transformou numa grande zona de cortiços. As instituições junto com o de planejamento da prefeitura a fim de acabar com tal situação destruiu boa parte desse cortiço e construiu no lugar shopping center e um conjunto habitacional e todo um projeto paisagístico aclamado como “excelente demonstração de recuperação urbana” mas o resultado foi completamente oposto ao esperado e o local apenas decaiu ainda mais.
As cidades são imensos laboratórios onde são testados todas as teorias de planejamento urbano mas ao invés disso especialistas ignoram esse estudo e se baseiam por princípios derivados de aparência e comportamento.
Tudo é intencionalmente manipulado para que nos acomodemos e acreditemos que “uma gororoba dessas nos faz bem” usa-se uma mascara culpando automóveis de ser os verdadeiros culpados pelos males da cidade mas a culpa mesmo é dessa incompetência no desenvolvimento urbano. Antes de querer solucionar o problema de transito,