Gonalgia Bilateral
AS (MUITAS) CAUSAS DE DOR NO JOELHO
Os joelhos são um mecanismo complexo, do qual dependemos para nos movimentarmos com facilidade. Conheça os vários tipos de dor no joelho e as suas origens. É importante compreender as causas e as formas de tratamento de cada lesão.
O joelho, articulação intermédia do membro inferior, é constituído por duas articulações funcionais: a fémoro-tibial e a patelo-femoral. Permite a flexão e extensão, assim como a rotação quando se encontra fletido (não na extensão completa).
Dor no joelho
Para designar a dor localizada no joelho existe o termo médico gonalgia. Este tipo de dor leva, frequentemente, os doentes a recorrer a uma consulta de ortopedia ou ao serviço de urgência e, na maioria dos casos, resulta de um traumatismo. No entanto, existem determinadas doenças sistémicas que atingem a articulação do joelho, nomeadamente a osteoartrose, a artrite ou a gota. A dor no joelho pode ter origem em qualquer das estruturas que envolve esta articulação, como os ligamentos, tendões e bolsas ou nas que formam a própria articulação: ossos, cartilagens e ligamentos.
Dor aguda
A gonalgia aguda é referida como uma dor localizada no joelho com aparecimento súbito e na maioria dos casos é resultado de um traumatismo.
As causas mais comuns de gonalgia aguda são:
Lesão ligamentar
O joelho apresenta quatro ligamentos: colateral interno e externo e cruzado anterior e posterior. A lesão nos ligamentos colaterais, na maior parte dos casos, é o resultado duma queda ou traumatismo direto. A lesão do ligamento cruzado anterior é dolorosa e apresenta concomitantemente edema imediato. Se o doente faz força nesse membro sente que este vai “ceder”. Na maioria dos casos, em virtude da dor ou instabilidade sentidas, vê-se obrigado a cessar a atividade.
Tendinites ou rutura dos tendões
Existem dois tendões no joelho (quadricipital e rotuliano). Podem ser sede de inflamações – tendinites – sobretudo em atletas (corredores, ciclistas e