Morte Inventada
Filme: A Morte Inventada
Lei 12.318 de 26 de agosto de 2010
09/09/2010
Prof: Inês – PUC-Rio
Aluna: Sabrina
O documentário - A Morte Inventada - do diretor Alan Minas aborda um tema tão comum na sociedade de hoje que é a alienaçao parental. A sequência de depoimentos prova como a separação dos pais pode prejudicar a vida dos filhos e até dos ex-companeiros , avos e parentes. Mas principalmente os filhos ficam vulneráveis e carregam graves consequências provenientes da alienação parental. São danos muitas vezes de difícil reversão pois sao físicos e psíquicos proveniente de um duelo, embates travados por ex-companheiros que possuem filhos proveniente da relação. O documentário apresenta uma sucessão de casos e intrevistas com os filhos, os próprios pais, advodados, psicólogos e até desembargadores abordardam o tema. A grande preocupação é a proteção da criança e do adolescente envolvidos.
Em muitos casos aparenta uma estratégia mesmo que inconsciente de um dos pais. É dito no filme que a alienação é uma forma de vingança. Nota-se que é a tentativa de puniçao de um dos ex-conjuges em punir o outro por causa do fim do relacionamento através dos filhos.
Foi apresentado o caso que a mãe inventava que o pai não queria ver as filhas e por muitos anos ficaram sem nenhum contato. No outro caso, os filhos acreditadaram que o pai não era uma pessoa boa e se sentiram traídos também. Portanto, ficaram ao lado da mãe. É uma lavagem celebral que o filho sofre pelo parceiro que esta alienando.
No caso de Eneas e Marcelo é dito que a visita representa a hora que ela realisa a vida da criança. O pai ou a mãe deve acolher o sentimento que a criança traz com ela após estar com o outro (pai ou a mãe) e não comprovar que o lugar que ela tava não é um bom lugar.Neste caso, o pai busca pela Justiça para solucionar o caso e consegue um novo acordo. Foi a Maceió tentar ver as crianças. Até que a justica do Rj passa a guarda p/ o pai e a mae foge por 5