Mortalidade das empresas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Escolhemos o curso de ciências contábeis, pois estamos em busca de melhores oportunidades profissionais, sendo nossa primeira expectativa, alcançar a carreira desejada.
As oportunidades que o curso oferece influenciaram muito em nossa escolha: parte de nós, já trabalha na área de ciências contábeis, alguns já são técnicos e os demais, gostam do curso. Outro fator relevante é porque moramos em uma grande área urbana e acreditamos que possivelmente não sofreremos por falta de vagas neste mercado de trabalho, pois acreditamos que onde houver uma empresa aberta, haverá contabilidade.
O tema auditoria foi escolhido por nós, devido à curiosidade e por não termos nenhuma experiência ou acesso a esta área. É de nosso interesse pesquisá-la para investir em nosso aprendizado e também, a fim de transmitir, em nosso meio acadêmico o conhecimento de adquirirmos nessa pesquisa.
Pretendemos apresentar em nosso trabalho o conceito de auditoria, seus objetivos, os diferentes tipos existentes no mercado, bem como o perfil do auditor e suas características profissionais.
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 Conceito de Contabilidade
De forma pragmática, a Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as autoridades responsáveis pela a arrecadação dos tributos de uma nação ou região.
O I Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em setembro de 1924, aprovou a primeira definição oficial de contabilidade no Brasil, dispondo o seguinte: