mortalidades das empresas
A falta de informação gerencial ou controle gerencial tem correlação positiva (b = 0,3396; r = 0,0206) com o fator de fracasso "localização comercial inadequada". Isso indica que quanto maior o peso atribuído à falta de controle gerencial como fator de fracasso, também é maior o peso atribuído ao peso do fator "localização comercial inadequada". Ou seja, apesar de a compra da franquia envolver, na maioria dos casos, um estudo de viabilidade de localização, o fracasso relacionado à localização relaciona-se também ao processo gerencial, além da própria escolha inicial do ponto.
5.2 ESCOLHA DO RAMO/SETOR DE NEGÓCIOS ERRADA
A falta de inovação ou criatividade tem correlações com a escolha errada do ramo de negócios (b = 0,3185; r = 0,0269). Essa correlação indica que a escolha do setor de forma equivocada pode gerar dificuldades do franqueado em originar novas ideias em um ramo que tem pouco conhecimento.
A escolha do ramo ou setor de negócios errada também reflete na má avaliação da falta de experiência gerencial e na falta de experiência no ramo/setor de negócios escolhido, indicando que esses três aspectos são importantes na atividade da franquia e correlacionados entre si. Essa constatação vai de encontro a um dos principais benefícios do franchising, que dispensa, na maior parte das vezes, a prévia experiência gerencial ou no ramo de negócios escolhido
A análise da média de importância desse atributo no encerramento do negócio mostra-se importante na medida em que a escolha do ramo ou setor de negócios de forma equivocada é o quinto problema em ordem de importância para o encerramento das franquias da amostra em questão, com uma m = 3,54.
A escolha errada do ramo de negócios apresentou correlação com problemas contratuais com o franqueador, o que pode ser originado tanto pela insatisfação com o ramo em que escolheu a franquia como por um entendimento pouco amplo sobre o negócio em seu início, o que