Morro da conceição
Os morros se destacam na silhueta da cidade do Rio de Janeiro, mas um em especial guarda características que foram praticamente cristalizadas no tempo. Nos referimos ao Morro da Conceição, um dos quatro morros que demarcavam o antigo quadrilátero central da cidade juntamente com os morros do Castelo, de Santo Antônio e de São Bento. O único que possuía a característica de ser residencial e que sobreviveu as transformações da cidade ao longo do tempo.
Situado no bairro da Saúde, o Morro da Conceição possui este nome graças a uma ermida construída em 1634 no topo do mesmo em homenagem a N. Sa. Da Conceição. Por muitos anos o morro foi responsável por acolher populações excluídas, principalmente imigrantes portugueses, nordestinos e, posteriormente, uma parcela da população negra.
Durante muitos anos o Morro da Conceição e a Zona Portuária foram esquecidos pelo tempo e pelo poder público, até a chegada de novos empreendedores que viram na região a oportunidade da geração de novos negócios, iniciando, desta forma um processo de refuncionalização em muitos casarios antes abandonados. Além disso, a chegada do projeto “Porto Maravilha” que tem como função a revitalização da Zona Portuária por meio da construção e reforma de uma série de elementos de infraestrutura e atrativos turísticos também somou para que esta parte da cidade aos poucos fosse se transformando, sendo revista e revisitada.
O Morro da Conceição e a área ao seu redor apresentam uma série de atrativos, muitos deles referentes à cultura negra que deixou grande marca no local. No entanto, o morro também apresenta impresso em seus becos, vielas e nos azulejos de suas casas a forte herança dos imigrantes portugueses que outrora acolheu.
Durante o roteiro passaremos por três séculos de história, memória e transformações.
Abaixo, explicados de forma resumida, se encontram os principais pontos de nosso roteiro e o mapa do percurso.
Mapa do