Descobrindo o Morro da Conceição
INTRODUÇÃO
A partir de visitas técnicas realizadas nos meses de setembro e outubro do ano de 2013 no Morro da Conceição, localizado no bairro da Saúde, região portuária da cidade do Rio de Janeiro, este trabalho propõe a elaboração de um roteiro turístico ao Morro da Conceição ressaltando o patrimônio histórico e cultural local.
Localizado no bairro da Saúde, região portuária da cidade do Rio de Janeiro, o Morro da Conceição faz parte da história não só do Brasil, mas de um Rio de Janeiro ainda pouco conhecido.
Conhecido também como “Pequena África” o Morro da Conceição é um marco da ocupação inicial da cidade do rio de Janeiro a partir de sua fundação em 1565.
A origem do nome Morro da Conceição deve-se a capela construída para Nossa Senhora da Conceição no alto do morro por volta de 1590.
Uma grande quantidade de escravos veio para o Rio no tempo do Brasil colônia e do Brasil monarquia e juntamente com eles muitos estrangeiros em maioria portugueses que eram chamados pela corte ao Brasil para trabalharem no porto.
O Morro foi constituído socialmente em uma mistura de Portugueses, Espanhóis, Negros quilombolas, artistas plásticos e nordestinos.
Com uma localização privilegiada, em 1917 os portugueses se viram obrigados a construírem uma fortaleza para defender a cidade dos ataques dos franceses.
A preservação de seu casario permite admirar ainda hoje as fachadas das antigas vilas e casarões do final do século XIX e inicio do XX.
1 APRESENTAÇÃO
Com uma população de aproximadamente 2.500 habitantes possui duas ruas principais de acesso; A Ladeira do Pedro Antônio (sentido da Rua Senador Pompeu) e Major Daemon (Acesso pela Rua Acre). Na parte mais alta do morro estão as ruas de maior fluxo de pessoas que são a Ladeira do João Homem e Rua do Jogo da Bola. Ainda na Rua do Jogo da Bola encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Na Praça Major Valô encontra-se a Fortaleza da Conceição e o Palácio