Palmeras cidade
O município Palmeiras (698,43 km.2) localizado no Estado da Bahia foi criado em 1891. Previamente pertencia ao município de Lençóis. No ano de 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, sua população era de 8.437 habitantes.
2-1 História
Antes da exploração colonial do interior do atual estado da Bahia, a região onde atualmente fica o município de Palmeiras era habitada por indígenas da nação tapuia. Com o início da ocupação dos colonos na região, os nativos começaram a evacuar a área.
Em 1819, o fidalgo Joaquim Pereira dos Santos, construiu a sede da Fazenda das Palmeiras, onde plantou café. A sede dessa fazenda viria a se tornar a Praça Dr. José Gonçalves, a principal da sede do município. Um de seus descendentes acabou descobrindo diamantes na propriedade, porém evitou que a notícia se espalhasse, até abril de 1864. Neste mês, o Coronel Balbino de Oliveira Neves e o Comendador Geminiano Ferraz Moreira, em vez de seguir o tradicional caminho da Conceição dos Gatos para, de Lavrinha, chegar à Lençóis, foi pela estrada das Palmeiras. Ao passar pelo Córrego Lajedinho, onde atualmente há a ponte na rua Dr. Luís Viana, encontrou dois garimpeiros, cujos diamantes comprou. A notícia se espalhou por toda região das Lavras. Após uma semana, a fazenda já contava com mais de mil garimpeiros, vindos de várias regiões da província e de Minas Gerais. Em pouco tempo, a fazenda se tornou um próspero povoado.
2-2 Limites geográficos
Norte: município de Iraquara; Leste: município de Lençóis; Oeste: município de Seabra; Sul: município de Mucugê.
2-3 Acessibilidade
BA-242
O município de Palmeiras se comunica com o estado da Bahia através da rodovia BA-242. É uma rodovia transversal que liga o estado do Mato Grosso, Tocantins e Bahia. Na Bahia está totalmente pavimentada.
Palmeiras está distante 50km do aeroporto da cidade de Lençóis que recebe semanalmente vôos de Salvador.
Palmeiras também se