morosidade da justiça
1º Argumento- O incremento do “animus litigandi” do brasileiro em geral.
Atualmente, os indivíduos buscando justiça comum vem crescendo. Muitas vezes preferem passar por todo tramite exaustivo de um processo, do que resolver no momento da conciliação. Esses aumentos dos processos sem um resultado no momento da conciliação contribuem com a morosidade da justiça.
2º Argumento – A legislação
No Brasil existe uma legislação muitas vezes confusa e contraditória que colabora com a morosidade da justiça. Já que muitas sentenças são recorridas devido a falta de unificação do legislativo. (Diversas interpretações e brechas)
3º Argumento – A deficiente organização administrativa dos serviços judiciários Os serviços judiciários estão cada vez mais demorados devido ao excesso de burocratização, regras e exigências. Com avanço da tecnologia o sistema judiciário ainda continua lento
Comentário Todos esses argumentos contribuem com aumento da morosidade da justiça que nos mostra que o judiciário tem que melhorar muito. Não existe um único motivo que justifique a lentidão, mas alguns pontos que colaboram para essa morosidade. Se olhássemos sob as vistas de um advogado, certamente acusaríamos o magistrado por falta de organização administrativa e sua responsabilidade acusaria também a quantidade insuficiente de juízes, advogados mal formados e a legislação complexa, mas tudo isso sem ignorar a carga de trabalho dos juízes. Olhando agora sob o ponto de vista do juiz, diríamos que o sistema recursal é um absurdo, já que com várias chances de direito a recurso, acaba atrasando ainda mais o caso e congestionando o sistema judicial a legislação com sua complexidade, que para o magistrado, é a maior causadora da morosidade.