morfossintaxe
Introdução: Morfossintaxe é a parte da gramática que estuda a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática. Morfologia – estudo das palavras. (restrito a classificação). Sintaxe – estudo das funções sintáticas desempenhadas pelos vocábulos dentro de uma estrutura.
Justificativa: Nós alunos da oitava série (Débora, Arlete e Iago) vamos passar o conteúdo de morfossintaxe para nossos colegas, pois assim podemos aprender e ensinar, tentando ser por um dia professores e compreender melhor a língua portuguesa.
Objetivos: Passar o conteúdo desejado para os colegas, tentando ensinar o mais correto possível o assunto e ampliando o conhecimento dos mesmos.
Morfossintaxe:
A morfologia refere-se à classe gramatical de uma palavra (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição). A sintaxe refere-se à função sintática dessas palavras, isto é, a função que exercem na oração. Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração.
Relembrando as classes gramaticais de uma palavra:
SUBSTANTIVO: (nome): vovô, colégio, conselho, juventude, etc.
ADJETIVO: (característica, estado, qualidades e defeitos de um nome): bom, bonita, alegre, leal, desleal, franca, mentirosa, etc.
ARTIGO: (acompanha o substantivo): o, os, as, um, uma, uns, umas.
PRONOME: (acompanha ou substitui um nome): ele, nós, essa, aquilo, vários, outros, quem, qual, algum, etc.
NUMERAL: (quantidade, ordem, fração, multiplicação): três, terceiro, meio, dobro, etc.
ADVÉRBIO: (circunstâncias): sim, não, francamente, muito, bem, ali, lá, etc.
PREPOSIÇÃO: (ligação entre as palavras): a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sobre, sob, etc.
CONJUNÇÃO: (ligação entre as orações): e, mas, porém, porque, portanto, pois, que, etc.
INTERJEIÇÃO: (emoção, sentimento): Oba! Ah! Oh! Viva! Puxa!
Um